Shitake





Aproveirtei uma postagem da Di do Desmancha pontos para falar sobre a importância de seprevenir contra a gripe suína e trazer uma receitinha da Carol que leva um dos ingredientes sugeridos aqui: O shitake.

Gripe Suína

Da cozinha para sua imunidade.

Que passar álcool 70º nas mãos para a gripe suína, do perigo e de notícias todos sabem.

Qual o motivo de ser 70º Só esse é bactericida e pode ser comprado já pronto ou misturado 250 mL de água com 750 mL de álcool. O demais que a graduação está na casa dos 90º e seca muito rápido, sendo assim não dá para agir em contato com microorganismos.

Mas e a sua alimentação, como é possível melhorar a imunidade?

Não existem super alimentos, o que vale é o conjunto da obra da sua saúde.

Mas se podemos dispor de incluir no nosso cardápio alguns com princípios que estimulam a imunidade por que não.

Aí vão eles:

  • Água, mantenha-se bem hidratado, desde agora e mantenha esse bom hábito

  • O leite produz muco, evite o seu consumo, prefira coalhada e iogurtes, se gostar do sabor do kefir melhor ainda. Estudos científicos mostraram que os lactobacilos, presentes no iogurte, recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

  • Tempere e use muito alho e cebola

  • Alimentos ricos em caroteno (cenoura,damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre, couve, melancia, mamão, manga, abóbora, cenoura, beterraba, tomate) e alimentos ricos em zinco (feijão, batata assada, gérmen de trigo e semente de abóbora).

  • Inclua gengibre na sua salada , no suco ralada ou em pó com arroz ou água de côco

  • Varie e abuse do colorido de vegetais e frutas, como alimentos de época e nunca cai na monotonia de só comer os mesmos sempre

  • Inclua peixes: salmão, bacalhau e sardinha

  • Inove e refogue vegetais com cogumelos shiitake, shimeji e paris, pois contém substância que tende a estimular a produção das células de defesa do organismo.

  • Reduza o consumo de máximo alimentos ricos em gordura, tais como carnes vermelhas e derivados.

  • Inclua na rotina noz moscada e páprica: condimentos com ação antiinflamatória.

  • Tome suco verde: que contenha clorofila, já que é rica em zinco, ferro e vitamina C. Um exemplo é o suco de agrião com laranja ou a receita abaixo. Basta um copo (250 ml) por dia.

  • Evite óleo de milho ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados. Prefira canôla ou girassol para os quentes e azeite de oliva , gergelim ou linhaça para as saladas.

Shitake

Para fazer o shitaque uso uma bandeja pequena de shitake fresco.

Lave e fatie o shitake.

Em uma panela coloque um pouco de manteiga (já tentei fazer sem, mas não ficou gostoso), shoyo e o shitake. Mexa sempre e cozinhe até q o shitake fique amolecido.


4 recadinhos:

Di disse...

Olá querida!
Fiquei vários dias sumida1 Cheia de problemas, graças a Deus todos resolvidos, fiquei muito feliz de ver que mesmo na ausência de postagens recebi muitas visitas, e tenho certeza que você foi uma delas.
Bjos

Carol disse...

Oi Tammy!!!! A minha net acabou de voltar!!!! Como vc está??? Estava com saudades já... rs

Beijos!

Fátima disse...

Oi TammY, é sempre bom lembrar que a gripe anda mesmo aí e que não estamos imunes, a qualquer momento pode bater á nossa porta e é sempre bom saber mais alguma informação que possa ser útil. Obrigada por partilhar.
Bjs

mydreamerworld disse...

Adoro o teu blog!!
Vou vir mais vezes!!
Muito obrigada pelos graficos!!
^-^


up