Sajou


A esta hora, esta que vos fala, deve estar na estrada indo para a casa de minha madrinha. Por ocasião do anicersário dela que se passou essa semana, resolvi levar comigo uma lembrancinha. Fiz esta toalinha com o monograma 'F' e dois anjinhos.
Os anjinhos são da designer Ariane Jean Pierre e o monograma retirei do álbum Sajou nº 321.
Se procurarem talvez encontrem mais gráficos da Ariane. Mas, o tal álbum Sajou dificilmente.
Porque dificilmente? É o que vou explicar agora...

SAJOU ,ROUYER, ALEXANDRE LAJEUNESSE

No final do século XIX as grandes editoras que mais comercializavam álbuns ou revistas de bordados eram Sajou, A. Royuer, e Alexandre Lajeunesse , tendo estes nomes em homenagem a seus criadores.
São pequenos livros publicados por estas três casas, não são todos datados. Alguns deles foram exibidos em várias exposições como o Palácio da Indústria e Grande Exposição de 1873 e 1889 em Paris. Eles frequentemente recebiam medalhas e os relatórios dos juízes não podiam ser outro: 'excelente'.

Estes álbuns fazem parte do patrimonio cultural frances: são objetos da vida cotidiana do final do século 19 e inicio do século 20, e não são mais encontrados para vender. A riqueza de modelos é uma verdadeira mina de ouro para bordadeiras que podem encontrar alfabetos de todos os tipos e formas para todos os gostos.
São apresentados em folhetos numerados e tem entre três ou oito modelos.
Curiosamente os três editores publicaram estes livros em azul. Raramente são usados dois tons. Nos livretos Sajou por exemplo de 64 exemplares apenas 8 possuem duas cores. Mas nada impede que você use sua imaginação,como foi feito no exemplo abaixo em que o esquema era originalmente todo em um tom somente de azul.



Dos três certamente Sajou é o mais rico. Em 1838, aos 33 anos , Jacques Simon Sajou abre na 'ile de la Cite' a primeira 'Overage de Dames' na França, e logo fica famosa pelos esquemas e bordados em branco e pérola que produz. Seus projetos são patenteados e ganham sucesso ao serem usados pela Rainha Marie-Amélie Ferdinand, Duquesa da Sicilias, esposa do Rei Luís Filipe, Duque de Orleans.

Fonte : Editeurs Passion


Esse é só um pedacinho da história! Irei continuar ela em postagens futuras!


8 recadinhos:

Romy disse...

wow tammy, you've made such a beautiful gift!!!
it's adorable!!
I love this kind of patterns ^_^ and me too I've stitched that monogram (for a friend) and that little angel (for another friend... LOL!!)

have a nice week end :-))

romy

Maria Filomena disse...

Tammy,
a sua madrinha é uma grande sortuda por ter uma afilhada como você. Deve ter adorado o presente. Lindissimo, tanto o seu trabalho como a atitude. Continue assim.
Outro aspecto a destacar, é o fato de você nos passar um pouco da história ligada aos alfabetos Sajou. São lindissimos. Sou uma grande fã...Grata por ter compartilhado esse conhecimento conosco. Um grande abraço de Maria Filomena

Andréa disse...

Olá lindinha, terminei a toalha fiz usando o gáfico que peguei aqui no seu cantinho, achei que ficou lindinha, a moça que encomendou tb achou linda.

beijinhos e uma ótima semana

Andréa disse...

Olá lindinha, terminei a toalha fiz usando o gáfico que peguei aqui no seu cantinho, achei que ficou lindinha, a moça que encomendou tb achou linda.

beijinhos e uma ótima semana

Vivian Sbrussi disse...

Oiii!!!
passando para dar um oizinho,
ver as novis,
deixar um beijinho e
desejar um ótimo feriadão!

bjooo =D

Andréa disse...

Olá Tammy Olha eu aqui de novo, a sua dindinha vai amar o presente, ficou lindo.

beijinhos e uma ótima semana

CrisKitty disse...

ola Tammy adorei seu cantinho ,coisas lindas esse grafico de anjinho e super delicado .parabens.
Beijinhos.
Cris.

Maria da Graça disse...

Adorei o anjinho e as letras são uma categoria.Será que me enviava o esquema da letra G,M,J,A,C,E e F?
Obrigada desde já.
O meu email
mgfragoso48@gmail.com


up